Anunciado o fim da transferência DOC em 2024




Você sabia que o DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos mais tradicionais meios de transferência bancária, será aposentado? A partir das 22h do dia 15 de janeiro de 2024, os bancos não irão mais oferecer aos clientes o serviço de emissão e agendamento do DOC. O sistema somente será encerrado definitivamente em 29 de fevereiro de 2024, prazo máximo para as instituições financeiras processarem as transferências agendadas.

O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central e permitia transferir até R$ 4.999,99 entre contas de diferentes bancos, com o crédito sendo efetivado no dia útil seguinte. Além do DOC, também será descontinuada a TEC (Transferência Especial de Crédito), usada exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

O motivo do fim desses serviços foi a perda de espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020. O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos que permite transferir qualquer valor, a qualquer hora e para qualquer banco, de forma gratuita para pessoas físicas e com custo reduzido para pessoas jurídicas.

Segundo dados do Banco Central, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. O DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do PIX (17,6 bilhões).

Portanto, se você ainda usa o DOC para fazer suas transferências, é hora de se adaptar ao PIX ou ao TED, que continuam disponíveis nos bancos. O PIX é a opção mais vantajosa para quem busca praticidade, segurança e economia. O TED é uma alternativa para quem prefere transferir valores maiores, mas com um custo maior e um prazo de até uma hora para a conclusão da operação.

E você, já se despediu do DOC? Conte-nos nos comentários como foi sua experiência com esse meio de pagamento e como você está se adaptando às novas formas de transferir dinheiro.

Postagem Anterior Próxima Postagem